Vida útil

04/09/2017 15:37

Você sabe como prolongar a vida útil de alguns equipamentos? Iremos falar de excelentes produtos, extremamente práticos nos dias atuais.

Prolongar o tempo desses queridinhos não é uma tarefa difícil, basta apenas se atentar a alguns pequenos detalhes:

 

 

 

MICRO-ONDAS

 

1º Entender o aparelho, ler o manual e tirar todas as dúvidas com o fabricante.

2º Não aquecer os alimentos em suportes metálicos e outros (consulte manual).

3º Manter a higiene do produto: 

Utilizar lado macio da esponja ou pano com sabão neutro, sem exagero e sem abundância na quantidade de água, se atentando ao painel para não danificá-lo, também é importante manter a saída de ar livre e para sujeiras mais agressivas, pode aquecer dentro do próprio micro-ondas água com limão.

4º Desligar após o uso/Tirar da tomada.

5º Não usar adaptador.

 

LIQUIDIFICADOR

 

 

1º Entender o aparelho, ler o manual e tirar todas as dúvidas com o fabricante.

2º Não adicionar líquidos quentes, pois pode danificar o copo.

3º Não realizar a limpeza com lado poroso da esponja, pois pode riscar e também danificar o copo.

4º Adicione primeiro ingredientes líquidos, para depois os secos.

 

FERRO DE PASSAR ROUPAS

 

1º Entender o aparelho, ler o manual e tirar todas as dúvidas com o fabricante.

2º Atentar-se ao tipo de tecido e a temperatura em que se encontra o aparelho.

3º Caso seja um ferro à vapor é necessário retirar toda a água após o uso, para que não o enferruje ou acumule sujeira.

4º Mantenha-o sempre limpo, utilizando pano úmido e detergente neutro.

>No caso de aparência de "queima", pode utilizar parafina (vela).

5º Não usar adaptador.


BGA - Ball Grid Array

06/07/2017  16:39

BGA é a abreviação de Ball Grid Array, que pode ser compreendido como grade de bolas. Este componente é um tipo de encapsulamento utilizado em circuitos integrados, onde os terminais de contato são do tipo esfera. As medidas mais comuns das esferas utilizadas são: 0,5 e 0,6 milímetros.

 

Os indícios de avarias no componente são a falta de imagem - somente áudio, imagem com interferências, barras de ruído e até o não funcionamento do equipamento em questão.

 

Esse componente pode ser inserido ou removido de uma placa de circuito impresso utilizando uma ferramenta denominada Estação de Retrabalho, com o auxílio de moldes chamados Estêncis.

 

As estações de retrabalho são aparelhos eletrônicos que possuem uma base metálica com os controles para o ajuste e regulagem de suas funções: ferro de solda e/ou soprador de ar quente. 

 

A manutenção mais realizada é um Reflow, que consiste no aquecimento do BGA a uma temperatura elevada, o que faz o componente retornar ao funcionamento normal, mas não resolve o problema, se mantendo ativo apenas por alguns meses.

 

 

A RWT realiza o tipo de manutenção denominado Reballing, que consiste não somente no aquecimento do componente, mas também na troca de todas as esferas.

 

 

Como funciona esse tipo de conserto: retira-se o componente da placa - a principal, no caso dos televisores - com o auxílio do soprador de ar em temperatura entre 230 a 240 graus Celsius.

Depois o componente segue para o suporte de BGA, onde com o auxílio dos estêncis - os moldes - novas esferas são colocadas.

 

Posteriormente uma substância (fluxo - foto ao lado) é aplicada no elemento, que é submetido a uma temperatura de 190 a 210 graus Celsius, a fim de fundi-lo à placa.

 

Podemos concluir que todo este processo - Reballing - é uma forma de manutenção mais eficaz, que durará por muito mais tempo.


Diferença entre televisores de LED, LCD e Plasma.

19/06/2017   14:39

Os televisores de Plasma foram os mais recentes após os televisores de tubo, o que na época causou grande impacto, uma vez que surgia algo muito menor e bem mais leve. A tecnologia continuou avançando e transformando os televisores cada vez mais compactos, chegando, então, os televisores de LCD e posteriormente os de LED. Mas qual é a diferença? Abaixo será explicado em tópicos as vantagens e desvantagens de cada modelo. Confira:

  • Televisores de Plasma

O funcionamento do televisor de Plasma baseia-se na ionização de gases nobres (plasma) contidos em minúsculas células revestidas por fósforo; são painéis finos, de volume bastante reduzido em comparação aos monitores de tubo, o que é a grande vantagem, porém por ter uma tela de vidro acaba refletindo e é ainda um pouco curva. O televisor é muito pesado em comparação as demais. 

 

  • Televisores de LCD

Os televisores de LCD são feitos de um display de cristal líquido, acrônimo; é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, um LCD consiste de um líquido polarizador da luz. Este televisor pode apresentar perda de contraste em ambientes com altas temperaturas, um ângulo limitado de visibilidade,  mas contém uma tela realmente plana, consome menos energia e é muito mais leves que os televisores de tubo ou de plasma.

 

  •  Televisores de LED

É um Diodo emissor de luz (LED) em que a camada de emissão electroluminescente é um filme orgânico que emite luz em resposta a uma corrente eléctrica. Esse tipo de televisor pode sair um pouco mais caro, mas é abundante no mercado e por enquanto a melhor opção, pois proporciona melhor contraste de imagem que, além da maior economia de energia, essa tecnologia permite controlar a intensidade luz por região da tela, proporcionando tons de preto mais naturais (menos iluminados) e são bem mais leves.